GUITARRA E VIOLÃO - ESCALAS
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Escalas de guitarra
Bom, chegamos ao momento de conhecer as tão faladas escalas de guitarra!
Primeiramente, você precisa saber o que é uma escala musical.
De uma maneira bem grotesca, mas para um fácil entendimento, uma escala nada mais é que um grupo de notas que soam bem quando tocadas em grupos (seqüências).
Mas de uma maneira bem formal podemos dizer que Escala é uma seqüência de notas sucessivas, separadas por tons e semitons.
Dependendo da forma que estão organizados estes intervalos, nós obteremos um modo maior ou menor.
Em geral precisamos das escalas de guitarra para fazer um solo enquanto alguém em outra guitarra, violão, baixo, teclado ou qualquer instrumento harmônico faz ao mesmo tempo uma base, a harmonia.
É possível ainda solar fazendo junto a harmonia, o que dificulta um pouco mais a execução.
É possível também solar e sugerir a harmonia apenas através do solo o que já é bem mais avançado.
Existem duas questões básicas neste estudo que são:
1) A EXECUÇÃO das escalas de guitarra, ou seja saber o desenho dos dedos no braço da guitarra,que é um exercício físico e exige muita repetição.
2) O USO das escalas de guitarra, ou seja, saber em que casos ou circunstâncias aquela escala deve ser usada,que é um exercício mental, precisa ser decifrado pelo menos uma vez.
Depois de termos uma pequena noção dos intervalos, fica fácil entender como se formam as escalas de guitarra. Para tanto, vamos relembrar um pouco de conhecimento básico.
A pequena fórmula que eu quero que “entre no seu sangue”, como dizia meu mestre, é a chamada fórmula da escala maior.
A fórmula consiste em um conjunto de oito intervalos que são os seguintes .
1 2 3 4 5 6 7 8
Esses números representam cada nota da escala e eles são lidos como intervalo de primeira (ou tônica), segunda, terça, quarta … oitava. Mas para podermos ver realmente a cara da escala maior temos que ver a fórmula em sua totalidade. Entre cada número daqueles existe uma distância (intervalo) seja ela de um tom ou meio tom . A fórmula é apresentada a seguir:
T___2___3___4___5___6___7___8 |
1 1 ½ 1 1 1 ½
Vamos lembrar agora como podemos achar qualquer escala maior sabendo apenas o tom da escala .
Suponhamos que a escala que queremos achar é a escala de A (Lá Maior).
Portanto o tom da escala é Lá Maior.
Então a primeira nota da escala será o próprio A, pois ele é que é a tônica .
Em seguida vamos analisar a fórmula da escala . A primeira nota nós já sabemos, é o A.
Para acharmos a segunda, vamos ver o que a fórmula pede. A fórmula diz que a segunda está um tom acima da primeira , portanto vamos ver qual nota está a um tom inteiro acima da nota A .
A nota que está um tom acima da nota A é a nota B .
Após achar a segunda, vamos achar a terceira nota. A fórmula me diz que a terça está um tom acima da segunda , portanto vamos ver que nota está um tom acima de B.
A nota é C#.
Agora que já achamos a tônica, a segunda e a terça, vamos achar a próxima nota, que é a quarta da escala . A fórmula me diz que a quarta esta 1/2 (meio) tom acima da terça, portanto a nota é D.
Após isso vamos para a próxima, que é a quinta . A fórmula me diz que a quinta esta um tom acima da quarta, portanto a nota que está um tom acima da nota D é a nota E.
Vamos agora achar a sexta. A fórmula diz que a sexta está um tom acima da quinta, portanto a nota que está um tom acima da nota E é a nota F#
Vamos agora achar a sétima. A fórmula diz que a sétima está um tom acima da sexta, portanto a nota que está um tom acima da nota F# é a nota G#.
Vamos para a última que é a oitava . A fórmula diz que a oitava está 1/2 (meio) tom acima da sétima, portanto a nota que está meio tom acima da nota G# é a nota A, repetindo a tônica.
Dessa maneira, seguindo sistematicamente a fórmula, não há como errar. Achar a escala maior de qualquer tom, torna-se uma tarefa fácil, tendo como pré requisito o conhecimento mínimo da disposição das notas musicais e a simples tarefa de decorar a fórmula e aplicar as notas dentro dela .
Tipos de Escalas
Neste artigo não tenho o objetivo de fornecer todas as escalas que existem, até porque há infinitas combinações.
Analiseremos e colocaremos as mais famosas e utilizadas, ok?
Então vamos a elas.
-A Escala Maior
A Escala Maior é a mais importante de todas, pois a partir dela, obtemos todas as outras escalas. A fórmula para obtermos essa escala é:
Tônica – 2ª – 3ª – 4ª – 5ª – 6ª – 7ª – Oitava
Os intervalos são:
Tônica –1 tom–> 2ª –1 tom–> 3ª –1/2 tom–> 4ª –1 tom–> 5ª –1 tom–> 6ª –1 tom–> 7ª –1/2 tom–> 8ª
Exemplos:
1 – Se a tônica for C (Dó), temos: C D E F G A B C (Escala Maior de Dó).
2 – Se a tônica for A (Lá), temos: A B C# D E F# G# A (Escala Maior de Lá).
Aplicando na guitarra:
1- Exemplo de Escala Maior de Dó:
(Começando na 5ª corda)
e—————————–
B—————————–
G—————-2-4-5——-
D——–2-3-5—————
A—3-5———————–
E——————————
D——–2-3-5—————
A—3-5———————–
E——————————
2- Exemplo de Escala Maior de Lá:
(Começando na 6ª corda)
e—————————
B—————————
G—————————
D——————-6-7—-
A———–5-7-9———-
E—5-7-9——————
B—————————
G—————————
D——————-6-7—-
A———–5-7-9———-
E—5-7-9——————
Estes são apenas alguns exemplos de possibilidade de patterns (sequências prontas) para a Escala Maior.
Note que você pode aplicá-la em qualquer lugar do braço, colocando a tônica em posições diferentes (ex: C no 8º traste da 6ª corda ou 3º traste da 4ª corda).
É importante não ficar viciado em padrões “sobe-e-desce” da escala, pois isso limita sua criatividade na hora de escrever os licks.
Tente improvisar sobre a escala de diferentes formas. Esta escala soa bem sobre os acordes maiores e tem uma sonoridade “alegre”. É muito utilizada em rock, country, jazz e fusion.
– A Escala Menor
A Escala Menor é a Escala Maior com bemóis na 3ª, 6ª e 7ª.
Logo, a sua fórmula é:
Tônica – 2ª – 3ª b – 4ª – 5ª – 6ª b – 7ª b – Oitava
Os intervalos são:
Tônica –1 tom–> 2ª –1/2 tom–> 3ª b –1 tom–> 4ª –1 tom–> 5ª –1/2 tom–> 6ª b –1 tom–> 7ª b –1 tom–> Oitava
Exemplo:
Escala Menor de Fá:
F G Ab Bb C Db Eb F
Aplicando na guitarra: Fá Menor
e—————————–
B—————————–
G——————–6-8-10-
D———-6-8-10———–
A—8-10———————
E—————————–
B—————————–
G——————–6-8-10-
D———-6-8-10———–
A—8-10———————
E—————————–
Novamente (aliás, sempre), você pode criar quantos patterns quiser sobre a escala: basta tocar em lugares diferentes do braço.
Quanto à sonoridade, essa escala soa mais melancólica e é muito utilizada nos mais diferentes estilos (pop, blues, rock, fusion, country e heavy metal) e é tocada sobre acordes menores.
Uma observação importante a se fazer é o fato de toda Escala Maior ter uma relativa Menor e vice-versa.
Para descobrir qual é a relativa Menor, observe a 6ª nota da Escala Maior (ex: relativa menor de C é Am); para a relativa Maior, veja a 3ª da Escala Menor (ex: relativa maior de Dm é F).
–Escala Pentatônica Menor
Junto com a Pentatônica Maior, é a escala mais simples que você pode aprender.
São apenas cinco notas mas que soam muito bem e, pelo que me consta, é a escala mais utilizada em toda a história da guitarra elétrica.
Apenas alguns mestres nessa escala: Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton, Jimmy Page e, claro, B.B. King e Jimi Hendrix.
É uma escala fácil de se tocar porque, como o número de notas é menor, a margem de erro no improviso também é menor.
A fórmula é:
Tônica – 3ª b – 4ª – 5ª – 7ª b – Oitava
Exemplo: Pentatônica Menor em Am ou C
e———————————5-8—
B—————————5-8——–
G———————5-7—————
D—————5-7———————-
A———5-7—————————
E—5-8———————————
B—————————5-8——–
G———————5-7—————
D—————5-7———————-
A———5-7—————————
E—5-8———————————
Essa escala é aplicável em quase todos os estilos musicais e soa bem sobre acordes Menores, Menores com 7ª ou com 7ª Dominante
-Escala De Blues
Como o próprio nome já diz, é muito usada em blues. Trata-se de uma Pentatônica Menor com uma 5ª Menor incluída. Logo:
Tônica – 3ª b – 4ª – 5ª b – 5ª – 7ª b – Oitava
Exemplo: Blues em Em ou G
Na guitarra, temos:
e——————————————————-12-15—–
B———————————————-12-15————–
G———————————12-14-15———————–
D————————12-14————————————
A————12-13-14———————————————
E—12-15———————————————————-
B———————————————-12-15————–
G———————————12-14-15———————–
D————————12-14————————————
A————12-13-14———————————————
E—12-15———————————————————-
Tocamos essa escala sobre acordes Menores, Menores com 7ª, Menores com 9ª, 7ª Dominante e 9ª Dominante.
-Escala Pentatônica Maior
Essa escala é muito usada em country devido a sua sonoridade característica. Para obtê-la, utilizamos a seguinte fórmula:
Tônica – 2ª – 3ª – 5ª – 6ª – Oitava
Exemplo: Pentatônica Maior de F:
F G A C D F
Aplicando na guitarra, em F:
e—————————–
B—————————–
G—————————–
D————8-10-12——–
A-8-10-12——————-
E—————————–
B—————————–
G—————————–
D————8-10-12——–
A-8-10-12——————-
E—————————–
É tocada sobre os acordes Maiores, Maiores com 7ª e com 7ª Dominante.
–Escala Menor Harmônica
É uma escala derivada da Escala Menor Natural. Apenas adicione um sustenido na 7ª:
Tônica – 2ª – 3ª b – 4ª – 5ª – 6ª b – 7ª – Oitava
Exemplo: Menor Harmônica em A:
A B C D E F G# A
Aplicando no braço:
e—————————-
B—————————-
G—————————-
D——————–6-7—-
A———–5-7-8———–
E—5-7-8——————-
B—————————-
G—————————-
D——————–6-7—-
A———–5-7-8———–
E—5-7-8——————-
Sua sonoridade é bem próxima da Escala Menor Natural. Cai muito bem em solos rápidos.
Existe ainda uma gama de diferentes escalas como a menor melódica e escalas exóticas como a espanhola, a pentatônica egípcia e a napolitana menor. Não se preocupe com elas ainda nessa sua fase de desenvolvimento, porque as escalas mais utilizadas que estamos vendo, já são material pra MUITO estudo.
Pratique as seguintes escalas e repare como cada escala e modo tem seus climas próprios para serem utilizados em suas músicas.
Escala de Sol menor harmônica:
e—————————–2-3——-
B————————3-5————
G——————2-3-5—————-
D————–4-5———————-
A——–3-5-6————————–
E–3-5-6——————————–
Escala de Mi Maior (natural):
e—————————————-10-12-13–
B——————————-10-12-13———–
G————————9-10-12——————-
D—————–9-10-12————————–
A———8-10-12———————————-
E-8-10-12——————————————
G————————9-10-12——————-
D—————–9-10-12————————–
A———8-10-12———————————-
E-8-10-12——————————————
Escala de Sol menor Pentatônica:
e————————————-3-6————
B——————————3-6——————-
G———————–3-5————————–
D—————-3-5———————————
A———3-5—————————————–
E—3-6———————————————–
G———————–3-5————————–
D—————-3-5———————————
A———3-5—————————————–
E—3-6———————————————–
Escala de Dó Maior Pentatônica
e————————————-8-10————
B——————————8-10——————-
G————————7-9————————–
D—————–7-10———————————
A———-7-10—————————————–
E—8-10———————————————–
G————————7-9————————–
D—————–7-10———————————
A———-7-10—————————————–
E—8-10———————————————–
Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo!
Comentários
Postar um comentário