GUITARRA - MODOS GREGOS

Modos Gregos

Os Modos Gregos são escalas derivadas da Escala Maior, que por sinal também é um modo, chamado Jônio.
Outro Modo que você já deve conhecer é o Eólio (Escala Menor Natural).
Agora, irei introduzir os restantes: Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio e Lócrio.
Antes, você deve tomar conhecimento do Campo Harmônico Maior, onde estão localizados os mesmos.
CAMPO HARMÔNICO MAIOR
modos_gregos

A tabela deve ser interpretada da seguinte maneira: pegamos como exemplo o Modo Dórico.
Ele é o segundo grau do Campo Harmônico Maior, ou seja, D Dórico corresponde a C Jônio (C Maior).
Analogamente, B Frígio corresponde a G Jônio e assim por diante.
Dessa forma, você consegue montar os patterns de todos os Modos, já que conhece todas as escalas maiores.
Aqui estão os exemplos para referência no braço.
Abaixo estão os patterns para todos os modos (com a tônica na 6ª corda), no campo harmônico de C:

C Jônio (I Grau)
e——————————————–10-12-13-
B———————————–10-12-13———-
G—————————9-10-12——————-
D——————-9-10-12—————————
A———–8-10-12———————————–
E—8-10-12——————————————-

D Dórico (II Grau)
e————————————————12-13-15-
B—————————————12-13-15———-
G——————————10-12-14——————-
D———————10-12-14—————————-
A————10-12-14————————————-
E—10-12-13———————————————-

E Frígio (III Grau)
e————————————————13-15-17-
B—————————————13-15-17———-
G——————————12-14-16——————-
D———————12-14-15—————————-
A————12-14-15————————————-
E—12-13-15———————————————-

F Lídio (IV Grau)
e————————————3-5-7———
B——————————3-5-6—————
G———————–2-4-5———————-
D—————-2-3-5—————————–
A———2-3-5————————————
E—1-3-5——————————————

G Mixolídio (V Grau)
e————————————–5-6-7——–
B——————————-5-6-8—————
G————————4-5-7———————-
D—————–3-5-7—————————–
A———-3-5-7————————————
E—3-5-7———————————————

A Eólio (VI Grau)
e————————————–7-8-10——-
B——————————-6-8-10————–
G————————5-7-9———————-
D—————–5-7-9—————————–
A———-5-7-8————————————
E—5-7-8——————————————-

B Lócrio (VII Grau)
e——————————————8-10-12–
B———————————-8-10-12———-
G————————–7-9-10——————-
D——————7-9-10—————————
A———-7-8-10———————————–
E—7-8-10——————————————

Portanto, concentre-se.
Se você não entendeu o que expliquei acima, vou tentar explicar melhor.
Veja:
Modos são apenas escalas derivadas da escala maior.
Já vimos que cada escala maior tem uma relativa menor derivada a partir do VI grau.
A escala de C, por exemplo, tem a de Am como sua relativa.
Reveja abaixo ;
( Escala de Am )
C D E F G A B C D E F G A
( Escala de C )
A questão é simples: assim como posso construir uma escala contendo as mesmas notas a partir do VI grau, é possivel
construi-las a partir de qualquer grau da escala maior.
Há, portanto, 7 modos distintos de se tocar uma escala diatônica, iniciando-se em qualquer ponto da mesma.
Se você iniciar em E, por exemplo, terá:
E F G A B C D E
Este modo, que se inicia no III grau da escala (E, no caso da escala de C) é denominado de modo Frígio.
Agora você precisa usar um pouco o ouvido e, se possível, um amigo.
Peça para que ele toque o acorde de C enquanto você executa a escala no modo frígio (começando em E).
Ela deve soar exatamente como a escala de C.
Agora peça para que ele toque Em e repita a escala.
Soa diferente? Mais alegre ou mais triste?
Para entender porque eu disse para tocar o acorde de Em você precisa rever o artigo sobre formação de acordes.
Repita este mesmo procedimento iniciando em D.
Toque a escala sobre o acorde de C e depois sobre o de Dm.
Que tal o efeito?
Esta escala iniciando no II grau é conhecida como modo Dórico.
A tabela abaixo resume os modos com suas principais caraterísticas:
modos_gregos_

O interessante agora seria que você construisse os 7 modos possíveis em cada uma das escalas e, evidentemente, tocasse
em seguida cada um deles.
Observe que neste sistema utilizou-se modos diferentes em um mesmo tom, isto é, as notas componentes de cada modo
eram exatamente as mesmas e, por isto, oriundas da escala de um mesmo tom.
Acontece que é também possível construir modos diferentes mantendo o I grau fixo e modificando o tom em cada uma delas,
isto é, modos diferentes em tons diferentes.
Isto é um pouco mais complicado e exige que se decore algumas regras básicas. Não se preocupe com isso agora, não
quero dar um nó na sua cabeça, mas vale mencionar para você ter idéia que Modos Gregos é um assunto que pode ser amplamente aprofundado.

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